domingo, 29 de março de 2015

Um poema

"A Curse in Free Verse"

"I CURSE PARADOX ----
I curse the contradictory inconsistencies of the Modern Mind:
I curse, and curse, and curse...
Those who dogmatise about the folly of dogma:
Those who moralise about the non-existence of morals:
Those who say that people are too stupid to educate their children
But not too stupid to educate each other's:
Those who say that we can be certain of nothing.
Because we are so certain of all exploded evolutyonary hypotheses
That show we can be certain of nothing.
But what are all there inconsistencies
Comparem with the conduct of Those Who
Deliberately call Their House Christmas Cottage,
And then go away from it at Christmas?"
G.K.Chesterton

quarta-feira, 18 de março de 2015

Material de Leitura recomendado

Leitura recomendada para aprofundar a matéria Desconsideração da Personalidade Jurídica

http://jus.com.br/artigos/36412/a-desconsideracao-da-personalidade-juridica-das-sociedades-de-responsabilidade-limitada-uma-analise-da-interpretacao-doutrinaria#

Também se recomenda a leitura dos artigos 133 a 137 do novo CPC.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Indicação de texto

Sugiro este texto como sendo útil para compreender alguns poucos aspectos fáticos da história da concepção e aprovação do Código Comercial de 1850. No entanto, o artigo é omisso quanto à história das ideias jurídicas que serviram de base para as propostas.

https://www.tjrs.jus.br/export/poder_judiciario/historia/memorial_do_poder_judiciario/memorial_judiciario_gaucho/revista_justica_e_historia/issn_1676-5834/v5n10/doc/3_Julio_Bentivoglio.pdf

segunda-feira, 2 de março de 2015

Direito Empresarial III - Plano de Ensino - 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE DIREITO


PLANO DE ENSINO



  1. Identificação da Disciplina
    1. Nome: Direito Empresarial III
    2. Turma: 7º A
    3. Carga Horária: 64 h/a
    4. Período Letivo: 1º Semestre/2015
    5. Horário: 3ª feira (9h10 – 10h50) e 5ª feira (7h10 - 8h50)


  1. Objetivos:

  • Apresentar as soluções jurídicas propostas para as crises das empresas (sociedades, EIRELI e empresário individual) na Lei n. 11.101/2005
  • Estudar os processos e os institutos de direito material de falência e de recuperação judicial
  • Estudar os meios de recuperação judicial
  • Referenciar o processo de concordata
  • Apresentar os aspectos relevantes dos procedimentos administrativos de Intervenção e Liquidação Extrajudicial das Instituições Financeiras e RAET
  • Ministrar noções de contratos no transporte marítimo


  1. Sumário da Ementa:

Direito Falimentar: conceito, evolução histórica, princípios, sujeito. Exclusão do não empresário. Empresário individual, EIRELI e sociedade empresária frente à falência e à recuperação judicial. Crise empresarial e recuperação judicial. Falência como processo. Pessoas excluídas do processo falimentar. Processo falimentar. Procedimento. Fases. Pedido de falência. Fundamentos. Legitimação ativa. Defesa. Incidentes. Sentença de falência. Sentença denegatória de falência. Recursos na Lei n. 11.101/2005. Força atrativa do Juízo da Falência. Termo legal. Administração da falência. Efeitos da Sentença de Falência sobre a pessoa do falido, seus bens e suas obrigações. Regime jurídico patrimonial do falido. Regime jurídico negocial do falido. Regime jurídico dos credores do falido. Ineficácia e Revogação dos Atos praticados antes da Falência. Fase cognitiva do processo falimentar. Fase satisfativa do processo falimentar. Reabilitação do falido. A concepção da Recuperação Judicial como saneamento econômico. A Recuperação Judicial como Processo. Órgãos. Plano de Recuperação Judicial. Assembleia de Credores. Convolação da Recuperação Judicial em Falência. Crimes falimentares. Concordata: condições gerais. Concordata preventiva. Concordata suspensiva. Intervenção e Liquidação Extrajudicial das Instituições Financeiras. RAET. Direito Marítimo: noções gerais.


  1. Métodos

  • Aulas expositivas, valorizando-se a presença do aluno na sala de aula do início ao final do horário, e o ambiente propício à atenção e à concentração.
  • Trabalhos de pesquisa doutrinária, jurisprudencial e de campo.
  • Orientação complementar pelo blog liliana-ufg.blogspot.com
  • Pesquisa em meio eletrônico de comunicação de dados como Internet.
  • Exposições orais dos resultados das pesquisas e estudos pelos alunos em seminário.

  1. Avaliação:

  • O sistema de conceitos e os critérios de aprovação são os previstos na legislação do ensino superior e na normas da UFG, disponíveis do endereço www.ufg.br

  • O conteúdo de cada prova é a matéria já lançada na disciplina até a última aula da semana que anteceder à prova, não havendo indicação de pontos específicos.
  • Serão aplicadas três provas durante o semestre. 1ª Prova - dia 14 de abril de 2015 - discursiva; 2ª Prova - dia 21 de maio de 2014 objetiva; 3ª Prova – dia 30 de junho de 2014 – discursiva.
  • A letra do aluno deve ser legível e o texto bem organizado e limpo.
  • Provas de 2ª chamada devem ser requeridas formalmente, no prazo e na forma da lei, com justificação em motivo de saúde ou outro impedimento igualmente cogente e relevante, e corresponderão, sempre que possível, em forma e conteúdo, à prova realizada em primeira chamada.

  1. Bibliografia básica:

  • BRASIL. Código Comercial.
  • BRASIL. Código Civil.
  • BASÍLIO DE MORAES, Francisco de Assis. Manual de Direito Falimentar - Falência, Recuperação de Empresas, Crimes Falimentares e Exercícios. 1ª Edição. 2013. Editora Impetus.
  • MAMEDE, Gladston. Direito Empresarial Brasileiro. Volume 4, 3ª edição, 2009. ATLAS.
  • COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial – volume 3, 15ª ou 16ª edições, 2012, Editora Saraiva.
  • RESTIFFE, Paulo Sérgio. Recuperação de Empresas. 2008. Manole.

  1. Bibliografia Complementar

  • PACHECO, José da Silva. Processo de Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência: em conformidade com a Lei n. 11.101/05 e alteração da Lei n. 11.127/05. 1ª edição. 2006. Forense.
  • BEZERRA Filho, Manoel Justino. Lei de Falências comentada. São Paulo, RT.
  • SANTOS, Joaquim Antonio Penalva. Obrigações e contratos na falência. 2003. Renovar.
  • TZIRULIK, LUIZ. Intervenção e Liquidação Extrajudicial das Instituições Financeiras. edição. 2005. Editora RT2.



*** Contato com a Professora: liliana-ufg.blogspot.com


Direito Empresarial I - Plano de Ensino - 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE DIREITO

PLANO DE ENSINO

  1. Identificação da Disciplina
    1. Nome: Direito Empresarial I
    2. Turma: 5º A
    3. Carga Horária: 64 h/a
    4. Período Letivo: 1º Semestre/2015
    5. Horário: 3ª feira (7h10 – 8h50) e 5ª feira (9h10 - 10h50)

  1. Objetivos:

  • Apresentar a história dos Direitos Comercial e Empresarial, demonstrando a origem dos seus institutos típicos e as modificações que ocorreram em função dos fatores históricos relevantes, desembocando em uma disciplina autônoma.
  • Apresentar os princípios em que se funda a estrutura do Direito Comercial e a do Direito Empresarial, bem como a teoria das normas jurídicas empresariais.
  • Evidenciar a internacionalidade de alguns aspectos peculiares do Direito Comercial e do Direito Empresarial e apresentar a Lex Mercatoria.
  • Apresentar a utilidade da apreciação de outras disciplinas na interpretação do Direito Empresarial, especialmente da Economia e, dentro desta, da Teoria dos Juros.
  • Ressaltar a importância da pesquisa da história e da jurisprudência, e do estudo complementar do Direito Internacional Privado.
  • Apresentar as Teorias dos Atos de Comércio e da Empresa e a adoção desta pelo novo Código Civil.
  • Analisar a estrutura do Direito de Empresa a partir da ideia de Empresário e de Sociedade Empresária, ressalvando o que for peculiar ao comerciante individual, no Código Civil e na legislação extravagante.
  • Discutir a questão da Pessoa Jurídica no Direito Privado bem como a Desconsideração da Personalidade Jurídica.
  • Estudar o empresário individual e a EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada
  • Estudar o estabelecimento e os institutos complementares da atividade empresarial.
  • Analisar os dispositivos constitucionais e infraconstitucionais de proteção à microempresa, à empresa de pequeno porte e ao pequeno empresário.
  • Estimular os alunos a pesquisarem sobre os tópicos do item acima e sobre o empresário e a empresa rurais.
  • Apontar aspectos relevantes para a disciplina no Direito do Consumo e no Direito da Propriedade Intelectual.
  • Estudar a figura da Sociedade Empresária em todos os aspectos jurídicos, e em todas as suas formas, especialmente a limitada e a sociedade anônima.


  1. Sumário da Ementa:

Histórico do Direito Comercial e do Direito Empresarial. Instrumental Interpretativo. Fontes, relações e objeto. Economia e Teoria dos Juros. Princípios do Direito Empresarial. Normas Jurídicas Empresariais. Territorialidade e Temporalidade. Atos de Comércio e Teoria da Empresa. Ordenamento Constitucional da Atividade Empresária. Direito de Empresa no Código Civil. Atividade Empresarial. Empresário Individual. Capacidade. Pessoa Jurídica no Direito Privado. Nome Empresarial. Registro da Empresa. Escrituração empresarial. Desconsideração da Personalidade Jurídica. Estabelecimento Empresarial. Atributos e Elementos do Estabelecimento Empresarial. Propriedade Industrial. Disciplina Jurídica da Concorrência. Responsabilidade Empresarial no Código de Defesa do Consumidor. Prepostos, gerentes e auxiliares da atividade empresarial. Sociedades empresárias. Sociedades não personificadas. Sociedades em conta de participação. Sociedades não empresariais. Sociedades empresariais em espécie: Sociedades em nome coletivo. Sociedades em comandita simples. Dissolução das sociedades contratuais. Sociedades coligadas e controladas. Transformação, incorporação, fusão e cisão de sociedades. Sociedades dependentes de autorização. Nacionalidade das sociedades. Sociedades limitadas. Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Lei das Sociedades Anônimas. Sociedade anônima: características estruturais e funções econômicas. Companhias abertas e fechadas. A sociedade anônima e o mercado de capitais. Sociedade anônima: constituição. Formação do capital social. Espécies e classes de ações. Outros títulos das sociedades anônimas: as partes beneficiárias, debêntures, bônus de subscrição e commercial papers. Direitos e deveres de acionistas. Deliberações sociais: assembleias gerais e especiais. Administração. Conselho fiscal. Aumento e redução do capital social. Lucros sociais e sua distribuição. Negócios sobre o controle acionário. Sociedade anônima: dissolução e liquidação. Transformação, incorporação, fusão e cisão das sociedades. Os grupos societários: coligação e controle, participação recíproca, responsabilidades administrativas, demonstrações financeiras, subsidiária integral. Os grupos societários convencionais: grupo de subordinação, o consórcio. As sociedades em comanditas por ações.

  1. Métodos

  • Aulas expositivas, valorizando-se a presença do aluno na sala de aula do início ao final do horário, e o ambiente propício à atenção e à concentração.
  • Trabalhos de pesquisa doutrinária, jurisprudencial e de campo.
  • Orientação complementar pelo blog liliana-ufg.blogspot.com
  • Pesquisa em meio eletrônico de comunicação de dados como Internet.
  • Exposições orais dos resultados das pesquisas e estudos dos alunos em seminário.

  1. Avaliação:

  • O sistema de conceitos e os critérios de aprovação são os previstos na legislação do ensino superior e nas normas da UFG, disponíveis do endereço www.ufg.br


  • Serão aplicados, durante o semestre, questionário(s) e trabalho(s) em grupo para que os alunos possam avaliar o aproveitamento da matéria exposta e conhecer o estilo da prova, sem haver, necessariamente, atribuição de nota.
  • O conteúdo de cada prova é a matéria já lançada na disciplina até a semana que anteceder à prova, não havendo indicação de pontos específicos.
  • Serão aplicadas três provas durante o semestre. 1ª Prova – dia 13 de abril de 2015 - discursiva; 2ª Prova - dia 14 de maio de 2015– objetiva; 3ª Prova – dia 30 de junho de 2015– discursiva.
  • A letra do aluno deve ser legível e o texto bem organizado e limpo.
  • Provas de 2ª chamada devem ser requeridas formalmente, no prazo e na forma da lei, com justificação em motivo de saúde ou outro impedimento igualmente cogente e relevante, e corresponderão, sempre que possível, em forma e conteúdo, à prova realizada em primeira chamada.

  1. Bibliografia básica:

  • BRASIL. Código Comercial.
  • BRASIL. Código Civil.
  • MAMEDE, Gladston. Direito Empresarial Brasileiro. Volumes 1 e 2. 2010. ATLAS.
  • SANTA CRUZ, André. Curso de Direito Empresarial. 4ª edição. 2010. JUSPODIUM.
  • COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial – volumes 1 e 2, 16ª edição. 2012. Editora Saraiva
  • BRUSCATO, Wilges. Manual de Direito Empresarial Brasileiro. 1ª edição. 2011. Editora Saraiva.

  1. Bibliografia Complementar

  • GAMA, Guilherme Calmon Nogueira da. Desconsideração da Personalidade da Pessoa Jurídica. Visão Crítica da Jurisprudência. 1ª edição. 2009. ATLAS.
  • BERTOLDI, M. M. ; RIBEIRO, Márcia Carla Pereira. Curso Avançado de Direito Comercial. 4. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008.
  • OLIVEIRA, Celso Marcelo de, Tratado de Direito Empresarial Brasileiro. Volume 1. Campinas-SP (edição mais recente). LZN
  • TOMAZETE, Marlon. Curso de Direito Empresarial. Teoria Geral do Direito Empresarial e Direito Societário. Volume 1. 2ª edição. 2009. ATLAS.



*** Contato com a Professora: liliana-ufg.blogspot.com