segunda-feira, 24 de março de 2008

Resenhas de Livros Didáticos

RESENHAS – LIVROS DE DIREITO COMERCIAL E EMPRESARIAL


- Curso de Direito Comercial – Direito de Empresa – Fábio Ulhoa Coelho – Saraiva
O Curso é uma obra didática de grande aceitação no meio acadêmico. Seu tom é o da defesa do que se chama de livre mercado e da noção – com a qual não concordo – de que o mercado tem uma mão invisível e que, deixado a si, regula-se a si próprio, devendo o Estado intervir apenas para restaurar o equilíbrio diante de algumas idiossincrasias. Opõe-se, é claro, às propostas de autores marxistas ou socialistas, na linha de Fábio Konder Comparato. A linguagem é clara e os exemplos são bons, simples e numerosos. O autor reuniu sua experiência como advogado de empresas e contratos para escrever uma obra de grande utilidade. No que tange à falência e à concordata, apresenta aspectos interessantes da Lei do ponto de vista do direito material, mas é muito resumido quanto às questões processuais. Estas, o aluno encontra na obra de Silva Pacheco, um Tratado sobre a matéria.
O Manual do mesmo autor, Fábio Ulhoa Coelho, é muito mais resumido do que o Curso, mas serve como guia para acompanhar as aulas. Não provê um estudo aprofundado e com oportunidade para a reflexão, como desejado.

- Manual de Direito Empresarial – Gladston Mamede – Atlas
Este Manual é suficiente para o acompanhamento da matéria Direito Empresarial em seus três semestres. A linguagem é clara e os exemplos são muito ilustrativos. As citações de julgados importantes fazem a diferença em relação aos livros do Professor Fábio Ulhoa, e o autor Gladston Mamede aponta as várias falhas que o mercado apresenta e, de certa forma, permite refletir bastante sobre não ser este um ser dotado de vontade, mas uma força decorrente de alguns indesejáveis vícios humanos. O Curso em volumes separados do mesmo Autor, chamado Direito Empresarial Brasileiro, é altamente recomendável para os que desejam ler com tempo e detalhes para suscitar a reflexão mais profunda sobre os temas introduzidos pelo Manual.

- Curso de Direito Comercial – Rubens Requião – Saraiva
A obra é clássica e o autor foi reconhecido como um eminente doutrinador de Direito Comercial. O seu cuidado com o estudo das origens e das fontes dos institutos o deixam à parte no mercado atual. Não precisa de mais encômios. Pode ser estudado ao lado dos novos autores Ulhoa, Mamede, Fazzio Júnior e outros, ou em companhia dos clássicos Fran Martins (Curso de Direito Comercial – 31ª edição – Forense) e Waldirio Bulgarelli (Normas Jurídicas Empresariais e Tratado de Direito Empresarial, ambos da Atlas).

- Direito de Empresa – Arnaldo Rizzardo – Forense
Esta obra é recente, mas de autor há muito reconhecido, especialmente na área de Contratos. O autor é civilista e trata o Direito de Empresa observando o que dispõe do Novo Código Civil sobre o mesmo. A estrutura da obra segue a estrutura do Código e é muito didática, além de bastante profunda. Mas não trata dos aspectos do Direito Comercial que estão fora do Código, como Propriedade Industrial, os Títulos de Crédito, a Falência e a Recuperação Judicial. Pode-se dizer que é mais um excelente curso de Direito Societário do que de Direito Comercial. Indispensável para quem pretende trabalhar na área das sociedades e dos seus contratos. Capa dura.

- Manual de Direito Comercial – Waldo Fazzio Júnior – Atlas
É um Manual claro, sucinto e direto. Um bom guia para as aulas, ainda traz citações do pensamento de clássicos como João Eunápio e Carvalho de Mendonça. A edição é bem cuidada.

- Curso Avançado de Direito Comercial – Marcelo M. Bertoldi e Márcia Carla Pereira Ribeiro – RT
Também é uma edição bem feita, de manuseio fácil e agradável. Entre os manuais e cursos se destaca pelo grande número de citações bem apanhadas dos clássicos João Eunápio Borges, Carvalho de Mendonça, Túlio Ascarelli. Apresenta, ainda, quadros sinóticos e boas indicações de bibliografia pertinente. A linguagem é clara. É suficiente para acompanhar o curso de Direito Empresarial em seus três semestres.

* Há uma extensa lista de livros monográficos e revistas especializadas sobre o tema dos quais serão feitas indicações de leitura durante todo o nosso Curso.

Um comentário:

juliana kramer disse...

Em busca de orientação para a compra de um livro de Direito Comercial deparei-me com seu blog. As informações sobre essa postagem me ajudaram muito. No entanto, gostaria de fazer o seguinte quesionamento: para um estudo não tão aprofundado, mas apenas para ter uma boa visão da matéria, estou em dúvida se compro o do Fazzio, o do Ulhoa ou o do Fran Martins, apesar de já ter uma "queda" por esse último, pelo fato de ser um clássico (e meu conterrâneo...rs). A nova edição foi atualizada por Carlos Henrique Abrão. Você pode me ajudar a escolher? Mesmo no caso de indicar algum que não seja desta lista, qual eu devria comprar?
Só lembrando, quero ter uma visão geral, do tipo que adquiriria em um desses manuais.

Grato!