sexta-feira, 4 de abril de 2008

Comunicação com Alunos - Etiqueta em sala

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE DIREITO
DIREITO EMPRESARIAL


Comunicação com os Alunos

A etiqueta – pequena ética – é uma forma de liberação pelo respeito aos limites que torna a convivência mais agradável. Não deixa de ser uma preocupação com o belo.
Como as pessoas passaram a cobrir a cabeça por razões muito diversas, é importante respeitar as ocasiões adequadas para cada tipo de cobertura: proteção contra as intempéries, proteção contra inimigos, respeito a culto, convenção social em páreos e casamentos matutinos, entre outros.
Assim, manter-se com a cabeça coberta por boné em sala de aula protegida da chuva e do sol, embora possa ser a afirmação da pertinência a um determinado grupo, é desagradável para vários circunstantes, pois indica uma separação do todo – corpo discente e corpo docente.
É, pois, de bom tom que seja evitado o uso de bonés em ambientes fechados, especialmente em sala de aula e em igrejas.
Também as bermudas, para homens e mulheres, têm a sua graça e o seu lugar e este não é uma sala de aula, com certeza.
Finalmente, por mais confortável que seja colocar as pernas e os pés sobre as carteiras próprias ou alheias, a posição, em si, revela descaso com os outros e com o que se passa à sua volta. Além de esteticamente reprovável, é, enfim, desrespeitoso com os professores e com os colegas.
Obrigada.
Profª. Liliana

Nenhum comentário: